sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tipos de Frutos

Tipos de frutos e alguns exemplos:


O fruto que vemos em alguns vegetais se origina do desenvolvimento do ovário da flor e é ele o principal responsável pelo sucesso de muitas plantas. 

Os frutos podem ser do tipo:

Simples: quando são originários de uma flor dotada de um único ovário. Ex.: berinjela.

Agregado: quando são originários de uma flor com vários ovários. Ex.: Framboesa.

 Múltiplo: quando são originários de ovários de mais de uma flor. Ex.: abacaxi.

Quanto à consistência de seu pericarpo, podem ser divididos em frutos carnosos e frutos secos.

Frutos carnosos
São aqueles que têm pericarpo suculento. E são divididos em

- Baga: várias sementes, facilmente separáveis do fruto. Ex.: laranja, berinjela e goiaba, melancia, pepino, uva, limão, tomate.
 - Drupa: formam caroço, geralmente em volta da única semente contida no fruto. Ex.: azeitona, manga e coco-da-baía,abacate, pêssego, ameixa,

Frutos secos

Apresentam seu pericarpo seco e alguns podem se abrir espontaneamente quando as sementes estão maduras. Alguns exemplos de frutos secos são a castanha-do-pará, feijão, ervilha, soja, girassol, arroz, milho, entre outros.



Divide-se em:


- Deiscentes: quando maduros, abrem-se naturalmente e liberam as sementes. Ex.: vagens de feijão e ervilha.


- Indeiscentes: não se abrem quando estão maduros. Ex.: girassol, arroz e tipuana.






Referências:




Publicado por

Bruna







quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Relatório: Primeira Semana Projeto Acelga

No dia 22 de setembro iniciamos o Projeto. Medimos a quantidade de solo, Calcário, fertilizante e a agua.
Foram utilizados 1,2g de fertilizante 4-14-8 , 3,6g de calcário.O Próximo passo foi misturar ao solo o calcário depois o fertilizante, como não encontramos a semente não plantamos no dia 22.
No dia 25 de setembro eu e minha parceira Kawana levamos a semente, plantamos colocando 5 sementes em cada vaso e aguamos com a quantidade de agua que foi medida para o plantio de 1,440 L de agua
Desde então desde o dia do plantio todos dias estamos aguando .Na segunda 28 de setembro ao aguar notei que já estava aparecendo a plantinha em um dos vasos.
O estado atual da nossa Acelga é que em ambos os vasos ela já germinou.

Número de dias para a germinação
Como foi plantada dia 25 de setembro, no dia 28 já estava começando a germinar em um dos vasos, no dia 29 notamos que ambos os vasos estavam germinados. Durando assim 4 dias para a germinação.

Estagio atual



Foto tirada no dia 29 de setembro


Foto tirada dia 02  de outubro 

Tipo de germinação
Epígea - os cotilédones se elevam acima do solo, devido ao alongamento do hipocótilo, como por exemplo o feijão.
Hipógea - os cotilédones permanecem no solo, como por exemplo a ervilha

No caso da Acelga a germinação é hipógea








Publicado por:
Bruna

sexta-feira, 18 de setembro de 2015



Tipos de Raízes

Raíz estrangulante

Estas raízes possuem uma grande quantidade de ramificações, que têm o tronco das árvores como suporte para se enrolarem. Esse tipo de raiz não permite o desenvolvimento do vegetal, pois seu crescimento em espessura determina o estrangulamento da planta. Exemplo: mata-pau, cipó.



Raízes tuberosas: armazenam grande quantidade de substâncias nutritivas, sendo por isso muito utilizadas em nossa alimentação.

 

Raiz Tabular
São raízes achatadas que lembram uma tábua, encontradas em árvores de grande porte para ajudar na sustentação. Possuem poros que permitem a entrada do oxigênio.


  
Tipos de caule

Colmos
São caules não-ramificados que se distinguem dos estipes por apresentarem, em toda a sua extensão, divisão nítida em gomos. Os gomos dos colmos podem ser ocos como no bambu.



Cladadio
São caules modificados, adaptados à realização de fotossíntese. As plantas que os possuem perderam as folhas no curso da evolução, geralmente como adaptação a regiões de clima seco. A ausência de folhas permite à planta economizar parte da água que será perdida por evaporação.


 
Rizoma
Seu comportamento é similiar ao do bulbos, mas trata-se de um caule modificado em forma de raiz.A exemplo dos bulbos, os rizomas são ricos em reservas energéticas para a planta. Os rizomas são levemente cilíndricos e apresentam crescimento horizontal, paralelo ao solo, podendo ser superficial ou subterrâneo. Possuem gemas ao longo de sua extensão, de onde surgem as brotações. As plantas com rizomas crescem formando touceiras que podem ser separadas para formar novas plantas. Para produzir mudas, o ideal é cortar um pedaço do rizoma que contenha duas ou três gemas cada um.


 

Folhas

As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois é através delas que as plantas conseguem realizar a fotossíntese, processo no qual a planta consegue produzir substâncias orgânicas necessárias à sua sobrevivência. De acordo com a forma com que suas nervuras estão dispostas nas folhas podemos classificá-las em paralelinérveas e peninérveas.

Tipos de folhas

As folhas paralelinérveas possuem suas nervuras paralelas entre si, e são encontradas nas plantas monocotiledôneas (que possuem somente um cotilédone) como milho, orquídea, tulipa, gramíneas, palmeira, cana-de-açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélia, orquídea etc.



Já as folhas peninérveas, encontradas na maioria das plantas, possuem suas nervuras ramificadas e podem ser encontradas nas plantas dicotiledôneas (que possuem dois cotilédones) como feijão, amendoim, soja, ervilha, couve,mamão,lentilha, grão-de-bico, pau-brasil, ipê, peroba, mogno, cerejeira, abacateiro, acerola, roseira, morango, pereira, macieira, algodoeiro, café, jenipapo, girassol, margarida etc.






Bibliografia






http://www.escolakids.com/estrutura-e-classificacao-das-folhas-vegetais.htm

Publicado por: Bruna